Algumas semanas atrás, o sensor de direção hidráulica (sensor de posição do volante) começou a falhar. Começou com a vibração "fantasma" e piorou progressivamente com o tempo, até que a direção elétrica só funcionava ocasionalmente e frequentemente desligava durante a condução.
Fiz muitas horas de pesquisa e parecia que a única solução para isso era substituir toda a coluna de direção (muitos relataram um reparo na concessionária de $1500). Isso foi, até que encontrei o sensor de substituição Dorman, que reduziu o preço deste reparo para $155.
Não consegui encontrar nenhum tutorial sobre isso, então mergulhei nisso e pensei em postar um aqui.
O número da peça é Dorman 905-524. Comprado novo no ebay por $154,60. Tempo total para concluir: 1 hora. Você notará alguns fios extras nas minhas fotos devido ao meu motor de partida remoto.
Você vai precisar:
Manual de instruções Dorman: Dorman Products - Página inicial
1. Desconecte o fio negativo da bateria. Você estará lidando com componentes do airbag, então sugiro dar 15 minutos antes de seguir em frente.
2. Remova a cobertura do volante. Esta é a parte de plástico atrás do volante. Existem três parafusos na parte inferior.
3. Remova a cobertura de plástico - Levante pela parte superior e ela virará para baixo.
4. Remova a placa de metal - 4 parafusos - um em cada lado.
5. Desconecte e remova o airbag. Este é um procedimento complicado e demorou mais tempo. Use uma ferramenta de 3 mm (recomendada pela fábrica) ou semelhante e insira-a no orifício na parte inferior da roda. Empurre para cima. Duro. Ele moverá uma mola para cima e liberará o airbag. Levante a parte inferior do airbag com os dedos e ele deve soltar. Se você tiver problemas com isso, recomendo fortemente assistir ao seguinte vídeo do youtube que explica isso bem (espere até o final, onde ele descobre):
6. Desconecte as conexões traseiras do airbag e coloque-o em algum lugar.
7. Desaperte o volante. Usando uma ferramenta de remoção do airbag (aluguel grátis em Autozone), remova o volante.
8. Marque a mola espiral para alinhamento. Eu entalhei em dois pontos para ter certeza de que estava tudo correto. Em seguida, remova toda a montagem. Há um parafuso na parte superior, um no lado direito voltado para você e um na parte inferior. Puxe diretamente para você e ele sairá.
9. Desaperte a seção superior da coluna de direção. Existem dois parafusos torx prendendo-o.
Puxe-o para trás para removê-lo e coloque-o em algum lugar.
10. Usando um conjunto de alicates de anel de pressão, remova o anel de pressão.
11. Remova a cobertura ao redor da coluna de direção. Neste ponto, você terá exposto o sensor em questão.
12. Remova o anel de retenção interno de dentro do sensor. (O PDF da Dorman vinculado acima faz um trabalho melhor explicando isso com uma foto.
13. Desconecte o sensor. Agora, usando os dedos ou uma chave de fenda em um lado, puxe suavemente o sensor em sua direção.
14. Agora, é hora de colocar a peça nova e remontá-la. Insira o novo sensor onde estava o antigo. Usando os polegares, empurre-o para baixo até que esteja encaixado. Depois de encaixado, você pode remover o clipe de alinhamento.
15. Reinstale a tampa do eixo. Reinstale o anel de pressão.
16. Reinstale a coluna de direção superior. Aparafuse-o.
17. Reinstale a mola espiral/montagem do pisca-pisca. Certifique-se de que esteja alinhado com os entalhes que você fez anteriormente.
18. Instale o volante. Reinstale o airbag.
19. Instale as peças de plástico/placa de chute removidas anteriormente. Reconecte a bateria
20. Teste o carro.
Fiz muitas horas de pesquisa e parecia que a única solução para isso era substituir toda a coluna de direção (muitos relataram um reparo na concessionária de $1500). Isso foi, até que encontrei o sensor de substituição Dorman, que reduziu o preço deste reparo para $155.
Não consegui encontrar nenhum tutorial sobre isso, então mergulhei nisso e pensei em postar um aqui.
O número da peça é Dorman 905-524. Comprado novo no ebay por $154,60. Tempo total para concluir: 1 hora. Você notará alguns fios extras nas minhas fotos devido ao meu motor de partida remoto.
Você vai precisar:
- Um conjunto de soquetes básico.
- Um soquete Torx Bit (esqueço o tamanho, apenas compre um conjunto).
- Um conjunto de alicates de anel de pressão grandes
- Uma chave de fenda de cabeça chata
- O sensor de substituição
- Um extrator de volante (aluguel de ferramenta grátis em Autozone)
Manual de instruções Dorman: Dorman Products - Página inicial
1. Desconecte o fio negativo da bateria. Você estará lidando com componentes do airbag, então sugiro dar 15 minutos antes de seguir em frente.
2. Remova a cobertura do volante. Esta é a parte de plástico atrás do volante. Existem três parafusos na parte inferior.


3. Remova a cobertura de plástico - Levante pela parte superior e ela virará para baixo.

4. Remova a placa de metal - 4 parafusos - um em cada lado.

5. Desconecte e remova o airbag. Este é um procedimento complicado e demorou mais tempo. Use uma ferramenta de 3 mm (recomendada pela fábrica) ou semelhante e insira-a no orifício na parte inferior da roda. Empurre para cima. Duro. Ele moverá uma mola para cima e liberará o airbag. Levante a parte inferior do airbag com os dedos e ele deve soltar. Se você tiver problemas com isso, recomendo fortemente assistir ao seguinte vídeo do youtube que explica isso bem (espere até o final, onde ele descobre):



6. Desconecte as conexões traseiras do airbag e coloque-o em algum lugar.
7. Desaperte o volante. Usando uma ferramenta de remoção do airbag (aluguel grátis em Autozone), remova o volante.
8. Marque a mola espiral para alinhamento. Eu entalhei em dois pontos para ter certeza de que estava tudo correto. Em seguida, remova toda a montagem. Há um parafuso na parte superior, um no lado direito voltado para você e um na parte inferior. Puxe diretamente para você e ele sairá.


9. Desaperte a seção superior da coluna de direção. Existem dois parafusos torx prendendo-o.
Puxe-o para trás para removê-lo e coloque-o em algum lugar.
10. Usando um conjunto de alicates de anel de pressão, remova o anel de pressão.
11. Remova a cobertura ao redor da coluna de direção. Neste ponto, você terá exposto o sensor em questão.

12. Remova o anel de retenção interno de dentro do sensor. (O PDF da Dorman vinculado acima faz um trabalho melhor explicando isso com uma foto.
13. Desconecte o sensor. Agora, usando os dedos ou uma chave de fenda em um lado, puxe suavemente o sensor em sua direção.
14. Agora, é hora de colocar a peça nova e remontá-la. Insira o novo sensor onde estava o antigo. Usando os polegares, empurre-o para baixo até que esteja encaixado. Depois de encaixado, você pode remover o clipe de alinhamento.

15. Reinstale a tampa do eixo. Reinstale o anel de pressão.
16. Reinstale a coluna de direção superior. Aparafuse-o.
17. Reinstale a mola espiral/montagem do pisca-pisca. Certifique-se de que esteja alinhado com os entalhes que você fez anteriormente.
18. Instale o volante. Reinstale o airbag.
19. Instale as peças de plástico/placa de chute removidas anteriormente. Reconecte a bateria
20. Teste o carro.